Design de Interiores ou Decoração?

design de interiores ou decoração

Design de Interiores ou Decoração?

A primeira coisa que as pessoas com paixão por decoração de ambientes fazem, é ir em busca de um curso, e então se deparam com a frase: design de interiores ou decoração? Aí vem a dúvida:  “Mas, qual é a diferença entre um e outro?” E mais, “Qual deles eu preciso afinal?”

O que faz o Decorador

Design de Interiores ou Decoração?

Bom, os decoradores se concentram na estética, com o foco na superfície do espaço. Eles trabalham, digamos, com a maquiagem do ambiente. Isso significa, que você vai trabalhar em cima dos ambientes que já tem piso assentado, gesso no teto, instalação elétrica pronta.

  • Definir um estilo para o ambiente
  • Definir a paleta de cores
  • Selecionar as tintas ou papel para as paredes
  • Definir as luminárias
  • Definir os tecidos e padronagens para os sofás, roupa de cama e cortinas por exemplo,
  • Selecionar e dispor tapetes e arranjos de quadros nas paredes e reposicionar os móveis de lugar, fazendo uso, claro, dos princípios da organização dos elementos no espaço, para deixá lo mais harmonioso.

Nesse sentido, o decorador para realizar esta profissão, não precisa ter um curso formal. Isso porque ele não trabalha com elementos estruturais, quebras de materiais. Porém, isso não quer dizer que você não precise realizar cursos para se aperfeiçoar na área. A não ser, claro, que você já tenha experiência, seja autodidata. Aí sim, você pode atuar tranquilamente sem precisar fazer nenhum curso.

O que faz o Designer de Interiores

Já os Designers de interiores, além do trabalho dos decoradores, eles também reconstroem o espaço através da releitura do layout e de intervenções. Nesse sentido, o trabalho envolvido inclui desde o atendimento do cliente, planejamento do espaço, desenho de móveis, projeto de iluminação e de gesso, e paginação de piso e paredes.

Design de Interiores ou Decoração?

É fato que o designer de interiores é quem melhor entende das necessidades do cliente, referente ao interior, por isso, é ele quem complementa o fechamento da obra. Dessa forma, trabalham em estreita colaboração com arquitetos (ou engenheiros) no que tange a parte estrutural da obra, e com empreiteiros (gesseiros, marceneiros e pintores) que são os executores dos projetos. Em outras palavras, se o cliente quer ir além de somente maquiar o espaço, ele vai precisar de um designer de interiores.

Diferença entre Arquiteto e Designer de Interiores

Design de Interiores ou Decoração?

E você consegue dizer qual a diferença entre arquiteto e designer de interiores?
Há uma diferença importante: A RESPONSABILIDADE.

Como acabamos de ver, o Designer de Interiores vai além do trabalho do decorador. Nesse sentido, ele desenvolve projetos executivos que melhoram a estética e funcionalidade dos espaços. Por consequência, tudo feito com detalhamentos técnicos e especificações minuciosas para a execução de todos os itens projetados. Já o Arquiteto é responsável pelo projeto arquitetônico. Ele desenvolve o esqueleto geral da casa, com otimização dos espaços em questão de medidas, portas, janelas, layout dos ambientes, fachadas e piscinas.

Design ou Designer?

Ah, muitas pessoas confundem desiGN de interiores com desiGNER de interiores, trocando suas funções, mas é importante saber a diferença afim de não gerar conflitos de significados.

Design é o serviço em si. Ex.: Eu trabalho com design de interiores.
Já designer é o profissional que executa o serviço. Ex.: Eu sou designer de interiores.

Instituições de Ensino

Algumas escolas ainda confundem os cursos, ofertando cursos de decoração como sendo de design de interiores. Os cursos de design de interiores são cursos que envolvem um volume maior de conhecimentos e, por isso, requerem carga horária maiores. Também  os cursos de Design de Interiores são reconhecidos pelo MEC e Conselhos Estaduais de Educação por possuírem carga horária mínima de 800h. Então, se você encontrar um curso menor que 800h, os órgãos educacionais não reconhecem.

GOSTAMOS DE COMPARTILHAR O QUE FAZEMOS DE MELHOR!

Ajudar pessoas com paixão por design de interiores, pessoas assim como você, a descobrir como é fácil aprender as habilidades desta área, estudando conosco.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *