Ensino a Distância em Design de Interiores

Ensino a Distância em Design de Interiores

Ensino a Distância em Design de Interiores

Hoje, cada vez mais nos comunicamos através de recursos e ferramentas tecnológicas. Fazemos uso do whatsapp, dos fóruns de discussões, chats e até lives. Através delas, também acessamos inúmeros conteúdos, compartilhamos dados e claro, viabilizamos nossa interatividade com outras pessoas. Tudo de forma online. E na educação não seria diferente. O avançar  da tecnologia está abrindo novas fronteiras e com isso, mostrando como ela também pode contribuir para esta nobre missão de educar.  Nesse contexto, o assunto do artigo de hoje é o ensino a distância em Design de Interiores. Embora que o conceito “à distância” tornou-se relativo.

curso a distância design de interiores
Ensino a Distância Design de Interiores

Pioneiros no Ensino a Distância em Design de Interiores no Brasil

Em 2009 o IBDI tornou-se pioneiro com a oferta do curso de formação em Design de Interiores na modalidade a distância no Brasil. Dessa forma, conseguimos levar o nosso comprovado método de ensino a diversas pessoas que, por motivos de segurança, horário de trabalho, alto custo com transporte e alimentação até a escola, ou até mesmo não ter com quem deixar os filhos enquanto estuda, eram impedidas de colocar em ação o sonho de se tornar designers de interiores, de desenvolver uma carreira na área. Por intermédio do ensino a distância pudemos impactar positivamente na vida dessas pessoas.

A questão é que, se as atividades formativas online estiverem bem ajustadas, a metodologia e os conteúdos forem adequados e o professor tiver a formação apropriada, os resultados não têm de diferir da educação presencial.

Porém, independente de escolher entre um curso a distância ou presencial, tanto um quanto o outro possuem profissionais bons e ruins. Nesse sentido, métodos de ensino eficazes e ineficientes também sucedem nas duas modalidades. Por isso, o ponto chave a considerar, é a realização de uma extensa pesquisa antes de começar a estudar.

curso a distância design de interiores

Portanto, a investigação é a mesma para presencial e EaD. Nesse sentido, é preciso saber quem são os professores, como é a metodologia do curso, bem como é a credibilidade da instituição de ensino. E antes de tomar a sua decisão, avalie também a rotina que pretende. Você viaja muito? Tem filhos pequenos? Mora longe da escola? Entenda suas necessidades, para fazer a melhor escolha. 

Panorama Ensino Presencial

  • Modelo clássico de estudos
  • Alunos presentes fisicamente no mesmo local e horário
  • Dessa forma, não há a possibilidade de moldar a carga horária da escola.
  • Os Horários são rígidos, portanto faltar aula é sinônimo de conteúdo perdido.

Se a opção é escolher uma escola presencial:

  • Tem o curso desejado?
  • Fica próximo a minha casa ?
  • Quanto devo gastar com mensalidade mais transporte, mais alimentação?
  • Quanto tempo levo para chegar ao local?
  • O trajeto é seguro?
  • Com quem posso deixar meus filhos?

Panorama Ensino a Distância

  • As pessoas confundem flexibilidade com facilidade, portanto é um erro.
  • É preciso criar uma rotina de estudos, fazer trabalhos, ler os materiais e seguir a agenda de entregas do curso
  • Plataformas dinâmicas e interativas
  • Alunos interagem entre si e com os professores, desse modo podem tirar dúvidas, organizar trabalhos em grupo, trocar experiências.
  • Quanto mais o aluno interage com as pessoas do curso, mais ele desenvolve senso de pertencimento, dessa forma constrói uma rede que potencializa o aprendizado.
  • Numa mesma turma, pessoas de diferentes Estados e cidades, o que potencializa o networking.

O processo de ensino e aprendizagem na Educação a Distância, amplia as possibilidades de desenvolvimento de um perfil crítico, criativo, autônomo e cooperativo. Portanto um perfil  indispensável a uma sociedade saudável. Estudos (HACK, 2004, 2009; MOORE; KE-ARSLEY, 2007; LITTO; FORMIGA, 2008) apontam que, ao desenvolver tal perfil, o desempenho do estudante no EaD no seu futuro mercado de trabalho poderá ser superior ao do aluno do ensino presencial, já que esse é passivo.

A Pandemia e o Ensino a Distância no Brasil

Infelizmente, a previsão que a gente tem de poder voltar as nossas vidas ‘normais’, aqui no Brasil ainda esta muito longe de acontecer. As atividades, circulação de pessoas estão super controladas. Eu sei que tudo isso não é novidade para ninguém mas, mais do que nunca, podemos comprovar de novo a importância de estarmos preparados para estudar de forma online.

Aqui no IBDI, a gente começou a apostar na educação online desde 2009, e hoje na atual conjuntura, podemos contar com uma metodologia validada e comprovada por milhares de alunos. Mas naquela época parecia ser uma coisa de outro mundo. Muita gente questionava esse formato de estudo, ainda mais dentro da nossa área de atuação. Já hoje, ainda mais se formos olhar para o mercado dos Estados Unidos, Suíça, Austrália a maior parte dos serviços como o nosso está trabalhando nesse formato online. 

Recursos Tecnológicos Interativos

Dessa forma, as escolas que trabalham na modalidade a distância devem disponibilizar vídeo-aulas gravadas, didáticas e dinâmicas no sentido de engajar o aluno. Do mesmo modo devem propiciar aulas online em tempo real (lives) para os alunos. Nesse sentido as aulas podem ser em grupos ou individuais para sanar dúvidas pontuais e trocar experiências. Devem ainda promover a interação entre alunos e professores através de ferramentas eficientes de comunicação online, oportunizando o compartilhamento de trabalhos e informações entre alunos, a promoção e a troca de experiências e network. Vale lembrar, a importância de constatar se o setor de suporte escolar é ativo e ágil e se o conteúdo/material didático é eficaz, de forma a manter o aluno constantemente atendido e satisfeito.

Concluindo, o melhor ensino a distância em Design de Interiores é o que melhor atende você. Nesse sentido, nem o nome da escola mais importa. Portanto, o que realmente importa é o tratamento online que vão te proporcionar durante sua jornada de estudos, juntamente com um conteúdo de qualidade, inovador e com uma proposta interativa que atenda de fato, as tuas necessidades profissionais. Em outras palavras, programas de ensino que tratam o aluno como número apenas, e que expõe um conteúdo estático, sem angajamento, estão fadadas ao fracasso. O tratamento mesmo virtualmente, deve ser de respeito, humano e aconlhedor.

Gostamos de compartilhar o que fazemos de melhor:
ajudar pessoas com paixão por design de interiores, pessoas assim como você, a descobrir como é fácil aprender as habilidades desta área, estudando conosco.

4 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

onze − 9 =