Como Construir uma Carreira Gratificante em Design de Interiores

como ocnstruir uma carreira gratificante em design de interiores

Ao contrário do que muitos pensam, fazer um curso em Design de Interiores baseando-se apenas em seus gostos pessoais, interesses e aptidões não é determinate para construir uma carreira gratificante. A falta de informação na hora de escolher um curso é um grande agravante. Um exemplo é o jovem que tem interesse em atuar no mercado atendendo clientes, participando de mostras e eventos de decoração. Nesse sentido, se ele opta por um curso, onde o foco é desenvolver artigos e pesquisas científicas com o intuito de atuar no meio acadêmico, as frustrações surgem.

Como Construir uma Carreira Gratificante em Design de Interiores

O que acontece, é que muitas pessoas acabam se frustrando na carreira de design de interiores, porque os conteúdos programáticos dos cursos escolhidos não são analisados de forma prévia e coerente. Na realidade, conteúdos curriculares, como estudos dos princípios do Design, cores e composição espacial, é uma característica comum entre todas as escolas deste segmento. Portanto, todas trabalham com o mesmo programa.

Como Construir uma Carreira Gratificante em Design de Interiores

Porém, o fato é que, para que você alcance o objetivo de se tornar um Designer de Interiores praticante, você precisa passar por um Programa de Ensino que permita aprender teorias e práticas que te conduzam a realizar projetos capazes de levá-lo a uma carreira promissora. Instituições que visam diplomas de parede, ostentados para os parentes, o mito do nível superior na doutrina brasileira lamentavelmente foi mascarado como garantido, assim, o objeto muitas vezes é pervertido.

Mas, como saber escolher o melhor conteúdo programático que satisfaça as minhas expectativas? Bom, aqui, vamos te ajudar a escolher o melhor programa de ensino em Design de Interiores, que foca o mercado de trabalho. Então, atente-se aos seguintes pontos:

Conteúdo e Ferramentas de Aprendizagem

Ao entrar em contato com o atendimento da escola que você pretende se matricular, questione sobre o conteúdo e as ferramentas de aprendizagem. Nesse sentido, veja se as aulas são apenas expositivas na lousa com algumas bibliografias para pesquisa, se as vídeo-aulas são aquelas estáticas, mecânicas, ou se são interativas, buscando a reflexão e prática do conteúdo. Escolas que apresentam dificuldades nas respostas, ou não tenham como mostrar essas ferramentas, não parecem preocupadas com sua carreira profissional.

Competências Treinadas

Escolas de Design de Interiores são preocupadas em oferecer um programa de competências treinadas, pois os Designers de Interiores lidam em colaboração com arquitetos, empreiteiros e outros fornecedores de serviços, além dos clientes, portanto, precisam se comunicar com clareza e eficácia.

mercado de trabalho

Por isso, solicite informações sobre essas competências treinadas. Se a escola oferece, então veja se são trabalhadas dentro do currículo apenas com aulas expositivas, onde você tem acesso a um texto que deve decorar para a prova, ou se é, de fato, trabalhado exemplificando situações frequentes do dia a dia do profissional. Questione como!

Credenciais que o Diploma oferece!!

Constate se a escola é credenciada por órgãos competentes. Vale lembrar que credenciais são reservadas a cursos que passam por processos de supervisão dos projetos pedagógicos e planos de cursos pelos órgãos competentes. Os órgãos de acreditação para as escolas de design de interiores são o CCE- Conselho Estadual de Educação, MEC, o CFT- Conselho Federal Técnico e a Classificação Brasileira de Ocupações (CBO) do Ministério do Trabalho. 

como construir uma carreira gratificante em design de interiores

Maquetes Eletrônicas

Verifique qual programa de desenho por computador a escola trabalha no curso de design de interiores. Pois, uma das formas de você ser absorvido com mais velocidade no mercado, é obtendo desenvoltura com programas. O autocad, para desenhar plantas e vistas, e o sketchup e promob, para desenhos tridimensionais e layouts. São através deles que você irá representar toda sua criatvidade projetual desenvolvida para o cliente.

O PROMOB especificamente, é o mais trabalhado em lojas que projetam móveis. Ou seja, se você não encontra este programa no currículo do curso, você possivelmente terá mais dificuldades de entrar mais rapidamente no mercado. Veja também, se a Instituição é um centro de treinamento da PROMOB. Isso significa que ela trabalha com seus alunos as últimas novidades e o que há de mais atual no mercado.

Projeto da aluna Maria Ligia Carvalho e Silva

Conteúdos Genéricos

Verifique se o conteúdo/material didático escolar é específico para o curso de design de interiores.
Infelizmente, muitos programas de ensino, para fechar a carga horária do curso perante ao MEC, utilizam conteúdos de outros cursos dentro do curso de design de interiores. Isso acontece porque facilita para a Instituição no quesito economia de recursos. Só que, esse conteúdo, é dado de forma genérica e não direcionada a área de design de interiores especificamente. Dessa forma o aprendizado torna-se disperso, pois o conteúdo não é exemplificado com exemplos do cotidiano profissional, com base nas rotinas do designer de interiores atuante.

designer de interiores

Atendimento e Suporte ao Aluno

Procure saber como é o suporte escolar da escola que você está em vista. Afinal, uma escola comprometida sabe, que, para que ocorra a perfeita aprendizagem é necessário imensa colaboração e integração entre as partes.

  • A escola oferece orientação individual caso você precise de auxilio em relação ao seu desenvolvimento como estudante e como pessoa?
  • Há grupo de estudo com o apoio do suporte escolar auxiliando e orientando em relação às formas de estudo e aprendizagem?
  • Promovem dinâmicas de integração com atividades que envolvem colaboração e engajamento?

Uma coisa que eu sempre digo lá no @ibdioficial quando criamos os cursos o mais importante é o ALUNO estar SATISFEITO no final, por isso buscamos ao máximo entender as necessidades DELE, as prioridades deles e não mais um curso no catálogo da escola. Quem vai usufruir do conteúdo do curso? A escola ou o aluno? O aluno, então é muito importante que os cursos agreguem, de fato, valor para sua profissão. E tem mais: o aluno satisfeito sempre volta e indica 😉

Concursos

Os concursos nacionais são uma forma de mostrar o talento do aluno, pois, ele concorre com projetos de alunos de escolas de todo o Brasil. Dessa forma, isso o ajuda a criar um curriculo profissional consistente. Nesse sentido, atente se a escola que você está querendo se matricular promove concursos nacionais voltados ao design de interiores aos seus alunos. Na sequência,  busque conhecer os alunos premiados nestes eventos.

ibdi

História da escola

E o ponto mais importante de todos eles. Procure conhecer a história de quem já se formou no curso. Isso é válido para comprovar se a proposta de ensino, de fato, cumpre com o que é divulgado.

De alguma maneira, é um exercício de SAIR da ZONA DE CONFORTO de cursos corriqueiros. Afinal de contas, quando a gente quer realmente dominar um assunto, na maioria dos casos, os alunos pesquisam muito sobre o curso em questão, conteúdo, didática e metodologia, também por isso, o perfil destes alunos pode variar mais e, consequentemente, a ATUAÇÃO NO MERCADO DE TRABALHO varia também. Então é bom estarmos PREPARADOS para desenvolver uma carreira profissional PROMISSORA.

Bom, depois de ler todos os pontos aqui mencionados, você acha que consegue construir uma carreira gratificante em design de interiores?

Se você está pensando em design de interiores como uma carreira, então lembre-se de todos os itens que mencionamos aqui. Os designers de interiores enfrentam desafios todos os dias. Alguns difíceis de encarar, por isso, a escolha do Programa de Ensino é importante para a construção de uma carreira promissora.

Quer saber como alavancar sua carreira em Design de Interiores?

1 comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

quinze − 13 =