Design de interiores ou Decoração? Técnico/ Tecnólogo/ Bacharel, qual é o melhor para as minhas necessidades?! ibdi
Para trabalhar nesta área, que tem um leque de oportunidades para atuar, você primeiro precisa escolher um Programa de Ensino, um curso que te capacite para exercer esta profissão. E são muitos que existem, entre eles: bacharel, técnico e tecnólogo em design de interiores.
Os iniciantes na área, tem muitas dificuldades de entender o que, de fato faz o designer de interiores e o decorador. E muitos não sabem qual modalidade de ensino escolher para se tornar um profissional, se é melhor curso técnico ou bacharel por exemplo.
Então, antes de você se jogar nesta profissão, preparamos este guia que vai explicar tudo o que você precisa saber para se tornar um designer de interiores ou decorador, obtendo uma carreira promissora elaborando projetos encantadores que vão surpreender seus clientes e você claro, ser recompensado por isso.
As pessoas com paixão por decoração, a primeira coisa que fazem é ir em busca de um curso, e então se depara com os temas design de interiores e decoração de interiores. Aí vem a dúvida: “Mas, qual é a diferença em fazer um e outro?” E mais … “Qual deles eu preciso afinal?”
Decoradores
Bom, os decoradores se concentram na estética, com o foco na superfície do espaço. Ele vai trabalhar digamos, com a maquiagem do ambiente. Isso significa que você vai trabalhar em cima dos ambientes que já tem piso, gesso no teto, instalação elétrica pronta. Você então vai definir um estilo para o ambiente, selecionar as tintas para paredes, escolher as luminárias, os tecidos e padronagens para os sofás, roupa de cama e cortinas por exemplo. Vai selecionar e dispor tapetes e arranjos de quadros nas paredes e reposicionar os móveis de lugar, fazendo uso, claro, dos princípios da organização dos elementos no espaço para deixá-lo mais harmonioso.
Para realizar esta profissão, o decorador não precisa ter um curso formal, porque ele não trabalha com elementos estruturais, quebras de materiais. Porém isso não quer dizer que você não precise realizar cursos para se aperfeiçoar na área. A não ser, claro, que você já tenha experiência, seja autodidata. Aí sim você pode atuar tranquilamente sem precisar fazer nenhum curso.
Designers de Interiores
Já, os Designers de interiores além do trabalho dos decoradores, eles também reconstroem o espaço através da releitura do layout e de intervenções. Realizam projetos de iluminação e gesso criando efeitos cênicos e assentam revestimentos nos pisos e paredes auxiliando o arquiteto ou engenheiro a resolver os espaços da edificação. É o designer de interiores quem melhor entende das necessidades do cliente referente ao interior, por isso, é ele quem complementa o fechamento da obra. Em outras palavras, se o cliente quer alterar o revestimento do piso, alterar gesso, retirar ou colocar paredes, quer móveis sob medida, além, de somente maquiar o espaço, ele vai precisar de um designer de interiores.
O trabalho envolvido inclui desde o atendimento do cliente, planejamento do espaço, desenho de móveis, projeto de iluminação e de gesso e paginação de piso. Trabalham em estreita colaboração com arquitetos (ou engenheiros) no que tange a parte estrutural da obra, e com empreiteiros (gesseiros, marceneiros e pintores,) que o ajudam na execução dos projetos.
Ah, antes que eu me esqueça. Muitas pessoas confundem design de interiores com designer de interiores, trocando suas funções, mas é importante saber a diferença para não gerar conflitos de significados. Design é o serviço em si. Ex.: Eu trabalho com design de interiores. Já designer é o profissional que executa o serviço. Ex.: Eu sou designer de interiores.
Algumas escolas ainda confundem os cursos, ofertando cursos de decoração como sendo de design de interiores. Os cursos de design de interiores são cursos, como já dissemos, que envolvem mais conhecimentos e por isso requerem carga horária maiores. Cursos de Design de Interiores reconhecidos pelo MEC e Conselhos Estaduais de Educação possuem carga horária mínima de 800h. Então se você encontrar um curso menor que 800h, os órgãos educacionais não reconhecem.
Tipos de cursos de design de interiores:
Curso Técnico, Tecnólogo, Bacharel e Pós-Graduação. E aí vem a dúvida!! O que é melhor fazer? E mais, qual deles se encaixa nas minhas necessidades? O fato é que todos têm vantagens e desvantagens e tudo vai depender do objetivo que você quer alcançar.
Legislação
Com a Regulamentação da profissão, através da LEI Nº 13.369, DE 12 DE DEZEMBRO DE 2016, não há distinção entre as atribuições profissionais de alunos de cursos técnicos, tecnólogos ou bacharel. Isso quer dizer, que a Lei reconhece o título de designer de interiores, independentemente da formação.
Contudo, saiu uma resolução do CFT- Conselho Federal Técnico, que dispõe sobre as prerrogativas e atribuições dos profissionais Técnicos habilitados em Design de Interiores, anunciando que a profissão de Design de Interiores passa a ser fiscalizada, ou seja, somente profissionais amparados legalmente poderão exercer a profissão, atuar no mercado de trabalho.
Bacharel
O bacharel é um curso acadêmico, ou seja, trata a área de design de interiores de forma generalista. É um curso onde o conteúdo é trabalhado com uma visão teórica focalizada nos princípios e bases do design de interiores. Neste sentido, é um curso voltado para alunos que aspiram realizar pesquisas científicas, escrever artigos e atuar no meio acadêmico. Se este é o seu interesse, então você deve escolher o Bacharel.
Este curso dura na faixa de 4 anos, os valores de mensalidades praticados são elevados e a carga horária gira em torno de 2.400 h.
Técnico ou Tecnólogo em Design de Interiores?
Muita gente fica confusa quando ouve o termo Curso Técnico de Design de Interiores. Será que é a mesma coisa que o Curso Tecnólogo em Design de Interiores? A resposta é simples: Não.
Os cursos técnicos não são a mesma coisa que cursos tecnólogos. Na realidade, eles são uma categoria especial do Sistema de Ensino Brasileiro. O Ministério da Educação classifica os cursos técnicos como educação profissional técnica e os cursos tecnólogos (e bacharelados) como educação superior (faculdade).
Quando devemos escolher o tecnólogo em Design de Interiores?
O tecnólogo em design de interiores dura em torno de 2 a 3 anos, sendo um curso com carga horária mínima de 1.600 horas. Portanto, trata-se de um curso menos generalista que o bacharel. Porém, apesar desse curso ter um foco tencionando uma atuação para o mercado de trabalho, a forma como o conteúdo e a temática são trabalhados dentro do sistema academicista, faz com que a entrada do formando ao mercado seja mais árdua. Nessa perspectiva você terá que buscar aprofundamento em competências treinadas que de fato o direcione para a atuação prática do cotidiano do profissional atuante.
Como o curso tecnólogo de design de interiores é um curso superior, ao findá-lo, você poderá fazer pós graduação- especialização.
Quando devemos escolher o técnico em Design de Interiores?
O objetivo do curso técnico é inverso ao de uma faculdade. Por isso, o método de ensino do design de interiores desses cursos é (na maioria deles) voltada para a vida cotidiana do dia a dia do profissional atuante. Portanto, de maneira direta e objetiva focando no que dá certo, no que funciona, com base na experiência de mercado.
O curso técnico tem duração média de 1 ½ ano, com carga horária entre 800h e 1.200h. Como ele é voltado para a prática do mercado de trabalho (sem os fins científicos presentes no tecnólogo e bacharel), a carga horária é menor. Nele, você obtém conhecimentos de todo o processo, desde a criação e desenvolvimento do projeto, até o planejamento e execução da obra e acabamentos.
Pode fazer Pós Graduação?
Você pode realizar uma pós caso já tenha alguma graduação realizada anteriormente, mesmo sendo uma graduação diferente da área de design de interiores.
Velocidade & Atuação Mercado
O curso técnico é uma boa opção para quem quer velocidade, entrar rapidamente no Mercado de Trabalho, participar de mostras e eventos de decoração, estar em contato com este público e principalmente desenvolver projetos para seus clientes. Isso porque este curso vivencia o mercado sem a necessidade de investir muito tempo e dinheiro, abraçando todas as competências e habilidades de uma formação plena.
Registro Profissional no órgão de classe
Ao contrário dos cursos tecnólogos e bacharéis, alguns cursos técnicos oferecem aos seus alunos a possibilidade do Registro Profissional no órgão de classe. Com este registro, o profissional é responsável pelos projetos e/ou pela execução de suas devidas obras, podendo emitir o Termo de Responsabilidade técnica (TRT). Este documento, portanto, é a garantia da população de que está contratando e executando a obra com qualidade e segurança, afinal, apenas profissionais plenos e legalmente habilitados podem de fato emití-lo.
Possibilidades
Muitos estudantes e profissionais de arquitetura, design de interiores e engenharia, optam pelo ensino técnico de design de interiores, porque desenvolvem de forma rápida e acessível novas técnicas e habilidades ou até mesmo conteúdos que foram negligenciadas pela faculdade.
Já os que se lançam pela primeira vez no aprendizado do design de interiores, ao se formarem no curso técnico, ou até mesmo durante a fase escolar, conseguem adentrar no mercado mais rapidamente. E com o salário que recebem, muitos investem numa faculdade de Arquitetura, o que vai ampliar a atuação profissional para o nicho da construção civil. Inclusive estes alunos apresentam melhor rendimento nas aulas porque já detém as habilidades adquiridas no curso técnico de design de interiores, além de que, já atuam no mercado precocemente, adquirindo network e experiências profissionais.
Então, você pretende se profissionalizar na área? Estas são as modalidades de ensino em design de interiores. Agora fica fácil escolher a que mais combina com você!
Olá , sou formada no curso técnico de design, mas faz 6 anos que fiz o curso e já esqueci muita coisa , existe algum curso para fazer reciclagem?
Queria muito entrar nesse mercado de trabalho.
Oi Jennifer Marinho! Temos vários cursos de qualificação, que com certeza irão te ajudar!
Acesse aqui ou fale com a nossa equipe no Whatsapp 047992226073 clique aqui.
Entenderemos quais pontos hoje busca melhorar e traçaremos juntos um caminho para você de acordo com tuas necessidades!
Ah, aproveita que estamos em Black Week 🙂
Atenciosamente
Equipe IBDI
Eu tenho muita vontade de fazer design de interiores mais também fico na dúvida entre decoradora poderia me informar qual é a grande diferença entre um e outro especificar por favor !
Olá Jéssica, tudo bem?
Recomendo a leitura desse guia: https://ibdi-edu.com.br/wp-content/uploads/2020/05/E-Book-1.Design-interiores-ou-decora%C3%A7%C3%A3o_OK.pdf
Os decoradores se concentram na estética, com foco na superfície do espaço. Já os designers de interiores, além do trabalho dos decoradores, também reconstroem os espaços através da releitura do layout e de intervenções.
A escolha vai depender de qual é o seu objetivo!
Caso tenha dúvidas, pode entrar em contato com nossa equipe,
Chamar no Whats
Equipe IBDI
Não trabalho profissionalmente nesta área,mas sou apaixonado por ela,quero saber o valor.
Olá Paulo, tudo bem?
Acabamos de enviar um email para você sobre o nosso Programa de Formação Profissional em Design de Interiores, mas você pode chamar nossa equipe no Whatsapp 47 992226073 , vamos repassar mais detalhes.
Abraço,
Equipe IBDI
Nossa, amei tudo, muito bem explicado, eu quero aprender a parte prática, a por a mão na massa mesmo, usar os materiais de revestimento: piso, gesso, tintas etc. Então, segundo esse post, devo fazer o curso técnico não é? Ah mas não quero aprender só a por a mão na massa kk quero ter conhecimento de todo o processo, desde o planejamento da obra, até o acabamento.
Olá Flávia!
No nosso Programa de Formação Profissional em Design de Interiores você vai aprender a dominar todas as etapas de desenvolvimento de um projeto de interiores, que inclui desde a composição dos espaços, estudos de paletas de cores, iluminação, revestimentos, até o completo detalhamento do projeto: desenho executivo dos móveis, teto, gesso, paginações de piso e parede e luminotécnico. Aprenderá passo a passo como desenhar com os programas Autocad e Sketchup.
A próxima turma inicia no dia 04 de fevereiro,
Para conversar com nossa equipe pode nos add no whatsapp 47 992226073 🙂
Estamos aguardando seu contato!
Olá! Parabéns pelo conteúdo da página, ficou ótimo!
Sou formada no curso tecnólogo de Design de Interiores em Curitiba e estou a procura de uma Pós graduação na área, aqui na região litorânea de SC.
Vocês oferecem algum curso nesta área?
Obrigada.
Ola!!! Dayane K. Comellini
Gostaria de entrar em contato telefônico
Tenho muito interesse nos cursos de Design de interiores, Decoração,
Olá Eurico, pode informar o seu número para repassar detalhes do curso ou nos chamar pelo número de telefone que também é whatsapp: 047 9 9222 6073. Ficamos no aguardo do seu contato. Att, Equipe IBDI
O CREA não tem absolutamente nenhum tipo de vínculo com profissionais da área de design de interiores. Não tem vínculo mais nem com arquitetos.
Poderia me explicar que relação é essa a que vcs se referem?
Sou engenheira e sou registrado junto ao CREA.
Obrigada.
Oi Angela, clicando aqui você pode averiguar. Com o CREA os nossos alunos podem tirar a ART.
Abraço
gostaria de entrar em contato telefonico
Olá Solange, pode entrar por este número de telefone que também é whatsapp: 047 9 9222 6073, você vai falar com a Gabriela.
Vocês oferecem o tecnólogo?
Oi Paloma,
O curso que trabalhamos é o Técnico em Design de Interiores, não é o tecnológo. Aproveite para conhecê-lo clicando aqui. Abraço 🙂