O ESTILO MODERNO OU CONTEMPORÂNEO
O estilo moderno está muito atrelado ao movimento modernista, uma revolução cultural ocorrida no século XX e que influenciou a literatura e diversas artes, incluindo o design.
Buscando o conceito de liberdade, o moderno apareceu na arquitetura brasileira em linhas puras e desconstruídas, novos materiais e relação entre os espaços internos e externos, resultando em uma estética minimalista na qual “menos é mais”.
O estilo contemporâneo, por sua vez, é um estilo que tem sua base no moderno, mas que inclui outros elementos na sua composição.A simplicidade se mantém, embora agora com maior aceitação da mistura entre linhas retas e sinuosas, principalmente na mobília.Aqui, os arquitetos, designers e seus clientes têm a opção de inserir outros estilos no espaço, o que permite trazer mais cor, acessórios e toques pessoais na decoração.
Embora de momentos diferentes, ambos estilos se assemelham com a presença da simplicidade como destaque, valendo da iluminação trabalhada nos diferentes espaços e mobiliários de características únicas que trazem exclusividade.
COMO REPRODUZIR UMA DECORAÇÃO MODERNA
A decoração moderna exige uma atitude mais recatada quanto ao uso de elementos e materiais dentro do espaço, portanto, se a ideia for incluí-la na sua casa, o ideal é focar na funcionalidade.
Dê preferência aos espaços abertos e complemente os mesmos com cores neutras.
A claridade proporcionada por tons de branco e grandes aberturas contribui para o visual clean e organizado. Para quebrar a monotonia, o preto e o cinza são boas pedidas, já que evitam qualquer excesso de informação. Com espaço sobrando você dificilmente cometerá erros com o uso da mobília, contanto que tenha identidade única e seja livre de muitos ornamentos.
Na hora de comprar, você pode optar por diferentes tipos de materiais, cuidando para que o acabamento seja leve e de linhas retilíneas.
Em um mesmo ambiente, você cria movimento a partir do contraste entre elementos leves e requintados, como uma mesa em vidro e cadeiras em madeira. E pode usar cor, dando preferência a um tom mais vivo e que fique limitado aos acessórios.
A ausência de objetos pessoais pode ser substituída por uma luminária sofisticada, obra de arte e esculturas em metal.
COMO REPRODUZIR UMA DECORAÇÃO CONTEMPORÂNEA
Na decoração contemporânea, você pode apostar no conceito moderno com uma pegada mais pessoal e ousada, combinando materiais e tons neutros com cores e texturas. Valorize os espaços integrados e diferencie-os com jogos de luzes diferentes, de tonalidades branca ou amarela. Para salas de estar e de jantar, a luz de tom quente traz conforto e rompe com a dominação da frieza e neutralidade do moderno.
Os materiais utilizados nessa decoração também são variados, mas a vantagem é poder contar com o há de mais novo no mercado do design. Nessa mistura, surgem os móveis de assento estofado sobre base simples, e as linhas sinuosas que se mesclam às retas. Em ambientes sociais, você tem liberdade para compor com elementos mais dinâmicos e alegres, como um puff colorido, itens decorativos pessoais ou quadros variados. Os espelhos, muito utilizados na decoração contemporânea, são uma boa referência ao uso do vidro do estilo moderno.
Para alcançar a harmonia perfeita entre gosto pessoal e estilo decorativo, a melhor opção para qualquer proprietário é contratar um arquiteto ou designer de interiores.Ambos são preparados para lidar com diferentes combinações e preferências dentro do espaço habitado.Com conhecimento de produtos no mercado, estarão comprometidos com a garantia de um resultado estético de qualidade, que valoriza a carreira e principalmente a vida do cliente.Saiba mais sobre o trabalho desses profissionais!
E então, qual dos estilos combina mais com a sua casa? Aproveite para conhecer também a decoração industrial e a ousadia de seus materiais!
http://www.espacoeforma.com.br/